História
A campanha Novembro Azul visa conscientizar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, doença que afeta a população masculina. Ela surgiu na Austrália em 2003, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina. Esse grupo realizava ações de campanha e arrecadações, que eram doadas a instituições de caridade.
As mulheres também participaram da campanha usando bigodes falsos e roupas de cor azul, simbolizando a luta contra o câncer de próstata – por isso que aqui, o movimento ganhou o nome de Novembro Azul.
No Brasil
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), em 2020, o câncer de próstata foi diagnosticado em mais 65 mil homens e quase 16 mil perderam a vida para essa doença em 2019.
Ainda segundo o INCA, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. De acordo com uma pesquisa citada pela Agência Brasil, no país, seis em cada 10 homens no Brasil só procuram um médico quando os sintomas estão insuportáveis.
Apoiar a causa é um dever de todos
Muitos homens não procuram fazer exames ou tratamento por vergonha. Esse tabu deve ser quebrado na sociedade para que haja mais prevenção e menos mortes. Os dados nos apontam a necessidade de tocar nesse assunto para conscientizar a população masculina sobre a importância de consultar um médico regularmente e manter hábitos saudáveis.
É dever de todos nós apoiarmos essa causa sempre, todos os anos, independente se você for uma pessoa física, uma organização ou uma empresa.