Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais atinge as mulheres brasileiras (excluídos os tumores de pele não melanoma), surgindo, em média, mil novos casos por ano.
A partir dos 40 anos, o risco da doença é maior, sendo ainda mais perigoso para as mulheres mais velhas.
Ele pode acometer também os homens, embora a incidência nesse grupo seja de cerca de 1% do total de casos da doença.
Para contrapor esses números, o Outubro Rosa foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. E, por isso, é tão importante apoiar essa causa.
Apesar de parecer assustador, o câncer de mama pode ser controlado, já que, quando identificado no estágio inicial, as chances de sucesso no tratamento são de cerca de 95% entre os diagnosticados.
O exame do toque e a mamografia são as técnicas mais disseminadas durante a campanha, isso porque essas são as formas mais eficientes para identificar nódulos. Além disso, o exame do toque pode ser feito pela própria pessoa, já que ele é fácil, não necessitando de nenhum preparo prévio ou técnica avançada, não causa dor e é rápido.
Para melhor controle, o autoexame deve ser feito, pelo menos, a cada dois meses. O procedimento é simples, confira:
● Primeiramente, fique de frente para um espelho, sem blusa ou sutiã. Observe os seios com os braços caídos, levantados e com as mãos na cintura. Observe se tem alguma alteração na superfície da mama.
● Verifique se há manchas, inchaços, saliências ou rugosidades nas mamas.
● Faça a palpação durante o banho, com as mãos ensaboadas. Coloque um braço atrás da cabeça e, com a mão oposta, apalpe as mamas em movimentos circulares, em direção ao mamilo e de cima para baixo. Repita o movimento de forma invertida.
● Caso você identifique alguma irregularidade, marque imediatamente uma consulta com a sua ginecologista.
Além do autoexame, a prevenção é o melhor método para reduzir os riscos. O sedentarismo e o sobrepeso são fatores de risco para pessoas com predisposição. Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis em relação à alimentação e à prática de atividades físicas.
O Novembro Azul é o mês mundial de combate ao câncer de próstata e tem por objetivo alertar sobre a importância de realizar um diagnóstico precoce dessa doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata acomete cerca de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
O câncer de próstata ainda é fatal para uma grande parte dos diagnosticados pelo fato de, muitas vezes, o tumor ser identificado tardiamente. Ainda segundo o INCA, seis em cada dez homens no Brasil só procuram o médico quando os sintomas são insuportáveis.
O melhor método para a identificação da doença é por meio do exame do toque retal. Esse procedimento é simples, rápido e indolor. Ele deve ser feito com um profissional da urologia e é oferecido gratuitamente pelo SUS. É importante fazer o exame com frequência após os 45 anos de idade, já que, a identificação precoce garante sucesso no tratamento.
Apesar disso, o exame de toque apenas identifica o tumor e a prevenção ainda é o melhor remédio! Um estilo de vida saudável pode diminuir consideravelmente as chances de desenvolver esse tipo de câncer, uma vez que fatores como sedentarismo e má alimentação estimulam o desenvolvimento da doença.
Por tudo isso, o Novembro Azul é uma causa tão importante! Conscientizar sobre o câncer de próstata e disseminar informações corretas sobre a doenças é uma excelente maneira de melhorar a qualidade de vida da população!