Segundo mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata ainda não é falado o suficiente pela população masculina. Muitas pessoas desconhecem as causas e sintomas da doença, dificultando o diagnóstico e tratamento precoce.
A próstata é um órgão pequeno que só o homem possui e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
Fatores de risco
O câncer de próstata acomete em sua maioria homens com:
- Idade superior a 50 anos;
- Histórico familiar de câncer;
- Sedentários;
- Fumantes;
- Alimentação inadequada.
Homens que estão dentro dos fatores de risco possuem mais chances de desenvolver a doença e por isso devem ter uma atenção redobrada sobre o assunto. Apesar disso, todos os homens apresentam risco potencial de desenvolver câncer de próstata.
Sintomas
Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas perceptíveis e evolui de maneira silenciosa. Por isso, é importante estar muito atento e fazer exames regularmente.
Se você apresentar:
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do jato de urina
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
- Sangue na urina
Consulte um médico imediatamente porque esses sintomas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, e quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.
Compareça a um urologista para fazer exames de diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.