Quando os imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, no começo do século passado, trouxeram na bagagem a sua rica culinária. Com pequenas adaptações aos costumes ocidentais, a comida japonesa foi ganhando tradição e prestígio no nosso país, deixando de ser uma rara especiaria para ser tratada como uma saudável opção alimentícia.
Os pratos tradicionais japoneses são preparados à base de arroz, sopa de missô (pasta de soja), peixe ou carne, acompanhados de tsukemono (picles). Os temperos mais comuns na cozinha japonesa são o shoyu (molho de soja), o wasabi (raiz forte), o missô (pasta de soja), o karashi (mostarda), mirim e sake (bebida alcoólica a base de arroz) e dashi (caldo de peixe ou carne). Entre os pratos mais conhecidos da culinária japonesa no Brasil, estão:
Sashimi
Fatias finas de peixes ou de frutos do mar crus.
Sushi
Bolinhos de arroz temperados com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru, misturados com algas ou frutos do mar.
Norimaki
Bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.
Temaki
É o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer “enrolado na mão” (Te = mão).
Tempurá
Empanado frito de legumes, carnes ou frutos do mar. O tempurá pode ser feito com vários tipos de peixes, moluscos e vegetais que são envolvidos por uma fina camada de massa e fritos em muito óleo quente.
Yakisoba
Trata-se de uma variação de macarrão semi-frito na chapa, servido com legumes e molho de shoyu.
Gyoza
Tradicionais pastéis da culinária japonesa recheados com carne de porco temperada ou carne de frango com legumes que apresentam formato característico e são servidos cozidos no vapor ou cozidos e levemente assados em óleo na hora de servir.
Você também é fã da culinária japonesa? Qual seu prato preferido dessa cultura?